AERO Virtual
Artigos



Mundo Virtual X Mundo Real

Fabio Miguez


          Os simuladores de hoje em dia trazem para dentro de casa a complexidade de um avião de verdade.

              "PT-LQP, passe agora para a Torre Chicago, em 119.60".
              "Torre Chicago em 119.60, ciente e grato".
              "Torre Chicago, LQP com você, estabilizado no ILS para a pista 27L, 5 milhas fora".
              "Ciente LQP, autorizado o pouso na pista 27L".

          Executei então o meu cheque final pré-pouso. A 3 milhas comecei a avistar as luzes da pista, e dentro de alguns segundos nosso Hawker 800 XP tocava a pista 27L do aeroporto de Chicago O’Hare. Agradeço então a Torre pela colaboração, levanto-me e vou tomar uma coca-cola. Só que não é na galley do Hawker, e sim em minha cozinha.

          Este foi o relato real de um vôo controlado de Miami para Chicago, porém eu não precisei sair de minha casa, muito menos enfrentar CBs de verdade. Tudo não passou de um vôo realizado utilizando-se o Microsoft Flight Simulator 98 e o Sqwawk Box 2.0, dois programas de excelente qualidade, e que proporcionam horas e horas de diversão para os afixionados em aviação.

          É espantoso o grau de realidade obtido por simuladores de hoje, parte graças ao desenvolvimento de computadores mais rápidos a cada dia, e parte graças ao empenho de pessoas como Jason Groom, autor de Sqwawk Box, e outros muitos que dedicam seu tempo livre à fabricação de add-ons para o FS98.

          Quando encontro amigos pilotos do mundo real e comento em que nível anda nossa aviação virtual, a reação é quase sempre a mesma: "Verdade? E onde posso conseguir este programa?"

          Há pouco tempo fiz o download do cenário da Noruega NORWAY 98, feito por Arne Sundsbo, Bengt Larsson e Svein Holbo. O nível de detalhes e os efeitos de inverno nas texturas são absolutamente fantásticos. Aproveitando as cartas Jeppesen que possuo da Noruega resolvi fazer alguns vôos para ver até que ponto os três amigos haviam caprichado no cenário e, até onde cheguei, eles conseguiram nada menos do que igualar os aeroportos e suas respectivas aproximações à vida real, sem o menor desvio ou diferença. E tudo isso praticamente sem afetar o frame-rate do FS98. Rodando este excelente cenário em uma máquina Pentium 233MMX, com 32Mb de RAM e placa de vídeo Viper 330V obtive geralmente mais do que 20 fps (frames per second), o que está mais do que aceitável.

          Outro cenário que considero extremamente fiel à vida real é o Plano BR, disponibilizado pelo Fórum de Simulações Aéreas, que na verdade é um aglomerado de cenários feitos por pessoas diferentes e compilado para facilitar a vida do usuário.

          Com aviões o assunto muda um pouco de figura, havendo muitos aviões disponíveis que não valem a pena o tempo de instalação, pois seus Flight Models não chegam nem perto dos reais, ou são quase impossíveis de se voar. Porém contamos com grupos nacionais de qualidade como o RFS Group, ou o Tymball Aerospace, o FSA, já citado acima, e também internacionais, como o excelente Project Freeware.



Pagina anterior Vai para o Indice Proxima Pagina