AERO Virtual
Dicas



Como instalar "manualmente" aviões no FS98

Julio Cesar Wunderlich


          ROTEIRO GENÉRICO PARA INSTALAR AERONAVES NO FS98:

    * o diretório/pasta principal do FS98 será denominado '...\FS98' nos itens a seguir.
    ** você já deverá ter instalado o conversor de aviões e aventuras para o FS98, disponível para download no site da Microsoft, e na nossa página de downloads.

     A) AERONAVES FEITAS PARA O FS98 (SOMENTE AERONAVE):

        Nota: Se você baixou uma aeronave que vem com SONS e PAINEL próprios, leia atentamente a documentação que, certamente, acompanhou o pacote. Além disso, recomendo a leitura dos meus roteiros para instalação de SONS e PAINÉIS (próximas edições), principalmente no que se refere ao local de instalação dos mesmos.

  1. Crie uma pasta para abrigar a aeronave, imediatamente abaixo da pasta: "...\FS98\Aircraft".
    Exemplos:
    ...\FS98\Aircraft\B777-JAL
    ...\FS98\Aircraft\Seneca4
    ...\FS98\Aircraft\Electra-vg
  2. Dentro da pasta criada no passo 1, crie 4 subpastas: MODEL, PANEL, SOUND e TEXTURE.
    Exemplo:
    ...FS98\Aircraft\nome_passo1\model
    ...FS98\Aircraft\nome_passo1\panel
    ...FS98\Aircraft\nome_passo1\sound
    ...FS98\Aircraft\nome_passo1\texture
  3. Descompacte o arquivo "*.ZIP" que você baixou pela internet, fazendo com que os arquivos sejam inseridos na pasta criada no passo 1.
    Dependendo de como o pacote baixado foi compactado, pode ser que os arquivos já tenham sido encaminhados para as respectivas subpastas. Caso isso não tenha ocorrido, faça o seguinte:

    • 3.1) Mova os arquivos '*.MDL' e 'Model.cfg' para a pasta:
      ...FS98\Aircraft\nome_passo1\model
    • 3.2) Mova o arquivo 'Panel.cfg' para a pasta:
      ...FS98\Aircraft\nome_passo1\panel
    • 3.3) Mova o arquivo 'Sound.cfg' para a pasta:
      ...FS98\Aircraft\nome_passo1\sound
    • 3.4) Mova os arquivos '*.*af' para a pasta:
      ...FS98\Aircraft\nome_passo1\texture
    • 3.5) Certifique-se de que os arquivos '*.AIR' e 'Aircraft.cfg' estejam dentro da pasta criada no passo 1, e não em subdiretórios dela, e se ainda existe algum arquivo compactado a ser analisado. Nesse último caso, não tem outro jeito senão ler a documentação que deve ter acompanhado o arquivo baixado.

  4. A instalação está concluída!

     B) AERONAVES FEITAS PARA O FSFS:
  1. Descompacte o arquivo "*.ZIP" que você baixou pela internet, fazendo com que os arquivos sejam inseridos na pasta "default" de aeronaves a serem convertidas (você deve ter configurado esse diretório nas options do programa "aafconv98")

  2. Carregue o conversor e clique no botão 'AIRCRAFTS FILES'
    * Deve aparecer o arquivo '*.air' da aeronave a ser convertida.

  3. Clique sobre o arquivo '*.air' a converter, selecionando-o, e, em seguida, sobre o botão ABRIR do conversor.
    * A conversão ocorre, copiando os arquivos para os devidos subdiretórios do FS98.
    ** Oberve se não deu nenhuma mensagem de erro!!!

  4. Mova os arquivos de documentação/figuras ('*.doc', '*.bmp', '*.gif', '*.txt', etc) que tenham vindo no pacote para a pasta da aeronave (o conversor criou uma imediatamente abaixo da pasta "...FS98\Aircraft\"). Procure que você encontrará!

  5. Delete todos os arquivos que permaneceram na pasta "default" de aeronaves a serem convertidas, para que eles não atrapalhem futuras conversões.

  6. A instalação está concluída!

Na próxima edição: Como instalar "manualmente" painéis no FS98


Pagina anterior Vai para o Indice Proxima Pagina