AERO Virtual
Reportagens



Afinal... Qual o melhor simulador ????

Paulo Marcelo Soares


           Este fim de semana tive a oportunidade de experimentar todos os 3 novos simuladores de vôo civis da safra 1997. Por ordem alfabética: Flight Unlimited II, MS Flight Simulator 98, e o polêmico Sierra Pro Pilot. Resolvi então fazer uma comparação entre os três. Claro que é difícil fazer um relato 100% imparcial, pois afinal fui o beta-tester de um destes simuladores. Mas vamos aos fatos:

1- Flight Unlimited 2 (FU2)

           Após o sucesso do seu simulador acrobático Flight Unlimited, a Looking Glass decidiu apostar no mercado dos simuladores civis. O FU2 apresenta as seguintes aeronaves:

  • Piper Arrow (O popular Corisco)
  • Beech Baron
  • Cessna 172
  • DHC Beaver (um monomotor anfíbio, muito usado no Alasca)
  • P-51 Mustang (sim, ele mesmo)

           O programa tem um visual externo simplesmente espetacular! O cenário é limitado a uma área ao redor de San Francisco, mas tudo o que está nesta área é ricamente detalhado. Instalando tudo no HD, o programa ocupou 257 Mb.
           Os gráficos são realmente o ponto forte deste programa! A chuva caindo no pára-brisas é espetacular! Os raios, a neblina, os cenários... Fantásticos! Dá para se fazer tranquilamente uma navegacao puramente VFR nele. Há tambem um ATC muito bom, e diversos aviões civis na TMA. Você realmente tem que ficar atento!
           A interface do programa é ruim. Não permite ajustar a sensibilidade dos comandos (fica muito ruim de pilotar assim), não permite mudar parâmetros em vôo, não permite multitarefa... Parece mais um programa DOS rodando em janela win 95...
           Testei as aeronaves em vários aeroportos. O Corisquinho até que está com um flight model legal, embora esteja subindo muito rápido para o meu gosto (nunca vi um corisco aspirado dar 1500 ft/min a 2500 ft). Não gostei do Baron... Muito instável... Um Baron real é muito mais estável e voa monomotor "dando risada"... No FU2 se você cortar um motor, ele vai penar para se manter nivelado... Na maioria das vezes não vai conseguir.. Isso poderia ser melhorado. Um detalhe interessante é o Beaver, um anfíbio legal de se voar...
           Agora vem a pior parte... OS PAINÉIS!  São simplesmente ridículos! Para falar a verdade, os aviões estão equipados para VFR apenas... Não existe nem mesmo um ADF!! Tem HSI, mas não tem 2 NAVs. Um dos receptores é exclusivo para ILS, o que não existe na vida real... Nao gostei... Realmente isso matou o programa...



2- Microsoft Flight Simulator 98 (FS98)

           Peguei finalmente a versão completa dele. Instalei o conversor e o patch. Em relação ao nossos velhos conhecidos FS5.1 e FS95 há pouca coisa a se falar. Os aviões continuam os mesmos. Tem agora um helicoptero (que eu não consegui fazer voar de jeito nenhum) um Cessna Skylane e um Lear 45. Além dos outros que existiam no FS5.1 e 95.
           O programa ocupou 115 Mb no meu HD, mas eu não instalei nenhum cenário no HD, apenas o do Caribe, que agora já vem no programa, junto com Las Vegas, Hawaii, Japão... Quem comprou estes cenários, pode vender (ou dar para algum amigo heheheh).
           Os flight models sofreram uma pequena evolução, mas ainda assim as aeronaves continuam instáveis em pitch, o compensador continua muito sensível, as aeronaves continuam sem conseguir pousar com vento de través, etc, etc, etc.... Os mesmos bugs da versão 5.1 e 95 continuam aqui.
           O ATC ainda não existe. O que você pode fazer é usar adventures. Uma característica exclusiva dele é a capacidade de se voar on-line.
           Os painéis melhoraram bastante, embora o do lear seja muito ruinzinho. O do Skylane está até  bom, mas esse negócio de ter que ligar e desligar consoles de radios não é uma boa... Os gráficos são essencialmente os do FS5.1 com algumas novas texturas. Rodei o programa em 3dfx e não achei lá essas coisas fantásticas que o pessoal falou que era... Mas a frame rate melhorou um pouco sim.
           O forte do MSFS98 é sem duvida a IMENSA base de programas add-on existentes. Não adianta... Pense em um avião, por mais exótico ou raro que ele seja, que provavelmente alguem já o fez. Escolha um lugar do mundo para voar e alguem já fez um cenário para lá. 90% destes add-on são gratuitos... Ao abrir a arquitetura do FS98, a Microsoft fez com que gente do mundo inteiro trabalhasse de graça para ela. Cada vez que alguem faz um painel, um avião ou cenário, contribui para a nossa comunidade e ajuda indiretamente a MS a faturar, pois afinal, no FS98 a gente pode voar o avião que quisermos, no lugar que quisermos, e com o painel que quisermos...


3- Sierra Pro Pilot (SPP)

           Talvez o mais controvertido dos simuladores... Levou quase 2 anos para ficar pronto e ainda assim, foi lançado repleto de bugs. Gerou um dos maiores bate-bocas dos fórums de simulação de vôo. Eu participei do beta-testing dele. Avisei ao pessoal de desenvolvimento que o programa não tinha condição de competir com o FS98 e o FU2, mas ainda assim eles lançaram para não perder o boom de vendas de dezembro...
           Os painéis são simplesmente perfeitos. Todos os switches funcionam e eles são extremamente parecidos com os dos aviões reais. O programa vem com um manual de mais de 200 paginas que é um curso de piloto completo. Vale a pena comprar o programa apenas em função do manual. O terreno dos EUA foi completamente mapeado, com todos os pontos de elevação significativos.
           Os gráficos ficam a desejar... Nao há recursos de 3DFX e não há taxiways nos aeroportos... Os cenários texturizados são lindos quando vistos de cima, mas abaixo de 3000 pés eles ficam muito pixelizados.
           Os flight models são uma VERGONHA! Péssimos! Isto matou o programa... As aeronaves não voam como aviões... Realmente o pessoal da Sierra vai ter que trabalhar MUITO para conseguir fazer um bom flight model. Por enquanto o jogo roda pesado, com muitas pausas.
           O ATC dele, na minha opinião, ficou abaixo do que existia no simulador ATP, da Sublogic, empresa comprada pela Sierra. Ainda tem muitos bugs, mas pode melhorar. Um detalhe interessante é que você pode colocar a sua própria voz nas mensagens...


           Vimos que cada simulador apresenta as suas vantagens e desvantagens. Ainda não existe um simulador bom em definitivo. Tudo vai depender de como as 3 empresas, que apressaram o lançamento destes produtos, vão agir de agora em diante. Na minha opinião imparcial, o programa que até agora reuniu mais qualidades foi sem dúvida o FS98, que afinal já tem 15 anos de estrada... O ideal seria termos um simulador com a arquitetura aberta do FS98, os flight models do X-Plane (não analisado aqui), os painéis do SPP e o visual do FU2. Mas enquanto esse simulador dos nossos sonhos não aparece...
           Acho que o melhorzinho mesmo é o FS98. Na soma geral é melhor que os outros. Vejamos o que vai ocorrer no ano de 1998, com a evolução destes programas...


Mensagem postada na Mailing List FSIM-BR em 30/12/1997.
Paulo Marcelo Soares é co-piloto de Fokker 100, e entusiasta em simulação de vôo.


Pagina anterior Vai para o Indice Proxima Pagina