Minha 'Volta ao Mundo' no FS-5.1

Comecei esse "tour" ainda na época em que não tinha o FSFS, voando com o Learjet 35, nos cenários do CD-ROM do FS-5.1. O ponto inicial do vôo, também final, foi Santiago - capital do Chile. Sem alternativas, eu voava apenas seguindo o rumo do local de destino, aproximadamente calculado pelo FSPlan. Fazia correções ao longo do vôo usando o mapa do FS comparado a um mapa da América do Sul e, ao me aproximar do destino, sempre "caia" no alcance de VOR e ILS locais...

Com o FSFS melhorou bastante. Sempre voava as "pernas" com aviões diferentes, de acordo com às circunstâncias, usando como auxílio de navegação o ATC do FSFS quando possível, o GPSWay na maioria dos vôos, ou até mesmo apenas VOR e ADF, em alguns poucos trechos.

As maiores dificuldades foram as aproximações na Cordilheira dos Andes à noite, devido às montanhas muito altas e próximas aos aeródromos, e também a perna mais longa (Achorage-Tokyo), onde o 747-400 da KLM estava com o consumo de combustível meio exagerado... Tive que contatar um KC-10A Extender da USAF para chegar ao destino sem maiores problemas... :-)

Eu fazia os vôos "sequencialmente" salvando a 'situation' assim que desligava os equipamentos no pátio de estacionamento. Ao todo foram cerca de 53 horas de vôo. Saí de Santiago cerca de 13:00 e aterrissei lá dois dias depois, cerca de 18:00...

Além dos cenários "default" do CD, eu utilizei o MS Add-on do Caribe, o MS Add-on de Paris e os cenários de estados brasileiros do Fernando C. Miranda e do Clóvis Nogueira/André Carmanhani.

Locais por onde eu estive nesta 'Volta ao Mundo':

Santiago
Asuncion
La Paz
Lima
Quito
Kingston
Miami
Chicago
Seattle
Vancouver
Achorage
Tokyo
Shanghai
Hong Kong
Calcutá
Bombay
Karachi
Kuwait
Instambul
Viena
Munich
Paris
Barcelona
Madrid
Lisboa
Casablanca
Gran Canaria
Abdijan
Natal
Salvador
Vitória
Rio de Janeiro
São Paulo
Buenos Aires
Santiago