Simulador da VARIG

 

"Como é esse negócio de alugar o simulador? Quanto custa? Como que funciona? É legal? É simulador de que avião? :)"

 

Daniel

 

 

"Oi Daniel (e demais participantes, é claro), trabalho na VARIG, no Centro de Treinamento de Operações, Rio de Janeiro, onde os tripulantes da Varig recebem treinamento e são checados. Dentre os vários treinamentos que recebem, um deles (o encerramento) é feito no Simulador de Vôo.
Trata-se de um equipamento idêntico ao avião que simula, nos mínimos detalhes, com movimento e visual.
A Varig está oferecendo ao público em geral a utilização de seus simuladores de vôo (Boeing 767 ou Boeing 747). Podem participar até três pessoas, por R$ 270,00 (se quiserem "rachar", dará R$ 90,00 para cada um...). Um piloto da Varig faz um briefing de 30 minutos para explicar alguns comandos, como será o vôo (ou como deveria ser, ha ha ha), detalhes, etc. Segue-se um vôo de 60 minutos e, depois, mais 15 minutos de debriefing para "dizimar" as dúvidas restantes e comentários finais. Os tempos podem ser alterados de acordo com o contratante.
Para "testar" a acolhida deste programa (para o qual estamos desenvolvendo uma homepage), recebemos no CTO as "cobaias" Homero Salles, Wanthuyr Filho e o Márcio Carvalho para um vôo no Boeing 747. O que aconteceu foi incrível para todos! Fomos para a cabine (o briefing durou 3 minutos!) e o comando foi dado ao Homero (direita) e Wanthuyr (esquerda), Márcio como observador. Lembrem-se de que NENHUM deles havia
pilotado um Boeing de verdade. Era a primeira vez que estavam na cabine de uma aeronave "real". Pois, para espanto nosso, decolaram o Jumbo, fizeram algumas manobras para "sentir" o avião e POUSARAM!!!. Isto tem um significado muito importante: O nível de simulação do Flight Simulator. Não estou dizendo que o programa possa ser usado em treinamento. Mas é inegável o conhecimento que passa aos usuários.
Mesmo trocando de posições, os vôos se sucederam sem nenhum "crash".
A solicitação dos "vôos" deve ser feita pelo tel: (021) 393-7484, (021) 462-3335, por fax: (021) 393-6791, por e-mail:
cto@varig.com.br sob o nome: "Piloto Por Um Dia".
Mais informações, perguntem-me. Testemunho? Homero, Wanthuyr e Márcio, a tripulação daquela memorável tarde.
Um abraco,"

 

Paulo Maurício

 

Mensagem da lista FSim-BR, de 10/05/1998.