Vento de Través

 

"(...)
Tem uma foto de um 747 fazendo o arredondamento sob fortíssimo vento cruzado! Nunca achei que vento cruzado pudesse fazer taaaanto efeito numa aeronave de grande porte. O desvio de rumo é impressionante...
Qual será a reação do avião após o toque? Ele "torce" e volta pro rumo "normal"?!? Parece sacrificar um pouco o trem de pouso..."

 

Wanthuyr

 

 

"Wanthuyr:
O efeito do vento em um avião independe do seu peso. O ângulo de correção de deriva (conhecido popularmente como caranguejada) varia de acordo com a velocidade do vento, ângulo de incidência em relação ao avião e velocidade aerodinâmica da aeronave. Pode parecer estranho... Mas se um Learjet e um 747 vierem para pouso na mesma pista com um vento de través de, digamos 35Kts, se o 747 vier com velocidade de, digamos, 140 Kts e o Lear vier a, por exemplo, 190 Kts, o 747 vai ter que fazer um ângulo bem maior para compensar o efeito do vento, apesar de ser muito mais pesado.
Um instante antes do pouso o cmte tem que alinhar o avião com o eixo da pista. Se ele tocar de lado, pode arrebentar o trem de pouso. Outra técnica de pouso com vento cruzado é vir com a asa do lado do vento mais baixa, e tocar numa roda só e depois baixar a outra. Todas as aeronaves possuem um limite máximo para vento de través. No 747 eu não sei, mas no Seneca II‚ de 17 Kts, no Lear‚ de 25 Kts.
"

 

Paulo Marcelo

 

Mensagem da RBT Aviação e Ufologia, echoada por BBS, de 10/08/1995.